segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Código Internacional Q

Código Internacional Q

O Código Q é adotado internacionalmente por Forças Armadas e trata-se de uma coleção padronizada de três letras, todas começando com a letra "Q", inicialmente desenvolvida para comunicação radiotelegráfica comercial, e posteriormente adotada por outros serviços de rádios, especialmente o radioamadorismo. Apesar de os códigos Q terem sido criados quando o rádio usava apenas o código Morse, eles continuaram a ser empregados depois da introdução das transmissões por voz. Para evitar confusão, sinais de chamadas têm sido freqüentemente limitados a restringir sinais começando com "Q" ou tendo uma seqüência de três Q embutidos.

Últimos desenvolvimentos

O código Q, original foi criado aproximadamente em 1909 pelo governo britânico, como uma "lista de abreviações... preparadas para o uso dos navios britânicos e estações costeiras licenciadas pela Agência postal geral". O código Q facilitou a comunicação entre operadores de rádios marítimos que falam línguas diferentes, por isso sua rápida adoção internacionalmente. Um total de quarenta e cinco códigos Q aparecem na "lista de abreviações para serem usadas na radiocomunicação", que foi incluída no serviço de regulamentação anexo à Terceira convenção internacional de radiotelegrafia. A convenção aconteceu em Londres e foi assinada em 5 de julho de 1912, tornando-se efetiva em 1 de julho de 1913.
Os códigos Q compreendidos entre QAA-QNZ são reservados para uso aeronáutico; QOA-QOZ para uso marítimo; QRA-QUZ para todos os serviços.

Código Q

CódigoPerguntaResposta ou informação
QAPEstá na escuta?Permaneça na escuta ou estou na escuta
QAMQual é a condição meteorológica?Aqui a condição meteorológia é ...
QRAQual o nome operador?O meu nome é ...
QRBA qual distância aproximada você está da minha estação?A distância aproximada entre nossas estações é... milhas náuticas (ou quilômetros)
QRCQue organização particular (ou administração estadual) liquida as contas de sua estação?A liqüidação das contas da minha estação está sob o encargo da organização particular... (ou da administração estadual...)
QRDAonde vai e de onde vem?Vou a... e venho de...
QREA que horas pensa chegar a... (ou estar sobre...) (lugar)Penso chegar a...(lugar) (ou estar sobre...) às... horas.
QRGQual é minha freqüência exata (ou freqüência exata de...)?Sua freqüência exata (ou freqüência exata de...) é... KHz (ou... MHz).
QRHMinha freqüência varia?Sua freqüência varia.
QRIComo é a tonalidade de minha estação?A tonalidade de sua estação é:
  1. Boa
  2. Variável
  3. Ruim
QRJQuantas chamadas rediotelefônicas você tem para despachar?Eu tenho ... chamadas radiotelefônicas para despachar.
QRKQual a clareza dos meus sinais (ou de...) ?A clareza de seus sinais (ou dos sinais de) é:
  1. Ruim
  2. Pobre
  3. Razoável
  4. Boa
  5. Excelente
QRLVocê está ocupado?Estou ocupado (ou ocupado com...). Favor não interferir
QRMEstá sendo interferido?Sofre interferência:
  1. Nulas
  2. Ligeira
  3. Moderada
  4. Severa
  5. Extrema
QRNEstá sendo perturbado por estática?Estou sendo perturbado por estática:
  1. Não
  2. Ligeiramente
  3. Moderadamente
  4. Severamente
  5. Extremamente
QRODevo aumentar a potência do transmissor?Aumente a potência do transmissor.
QRPDevo diminuir a potência do transmissor?Diminua a potência do transmissor.
QRQDevo transmitir mais depressa?Transmita mais depressa (...palavras por minuto).
QRREstá pronto para operação automática?Estou pronto para operação automática. Transmita à... palavras por minuto.
QRSDevo transmitir mais devagar?Transmita mais devagar (... palavras por minuto).
QRTDevo cessar a transmissão?Cesse a transmissão.
QRUTem algo para mim?Não tenho nada para você.
QRVEstá preparado?Estou preparado.
QRWDevo avisar a... que você o está chamando em ... KHz(ou...MHz).Por favor, avise ... que o estou chamando em ...KHz(ou ...MHz).
QRXQuando você chamará novamente?Eu o chamarei novamente às... horas, em ...KHz(ou ...MHz).
QRYQual a minha ordem de vez? (Refere-se a comunicação)É número ...(ou de acordo com qualquer indicação) (Refere-se a comunicação)
QRZQuem está me chamando?Você está sendo chamado por ... em... KHz (ou ... MHz).
QSAQual a intensidade de meus sinais(ou dos sinais de...)?A intensidade dos seus sinais (ou dos sinais de ...) é:
  1. Apenas perceptível
  2. Fraca
  3. Satisfatória
  4. Boa
  5. Ótima
QSBA intensidade de meus sinais varia?A intensidade de seus sinais varia.
QSCSua embarcação é de carga?Minha embarcação é de carga.
QSDMinha manipulaçõa está defeituosa?Sua manipulação está defeituosa.
QSEQual o deslocamento estimado da embarcação de salvamento?O deslocamento estimado da embarcação de salvamento é ... (números e unidades).
QSFVocê realizou o salvamento?Eu realizei o salvamento e estou seguindo para a base ... (com ... pessoas feridas necessitando ambulância).
QSGDevo transmitir ... telegramas de uma vez?Transmita ... telegramas de uma vez.
QSHVocê é capaz de retornar usando seu equipamento radiogoniométrico?Eu sou capaz de retornar usando meu equipamento radiogoniométrico.
QSINão consegui interromper a ... (indicativo de chamada).Sua transmissão ou informe que não conseguir interromper sua transmissão em ...KHz (ou ... MHz).
QSJQual a taxa a ser cobrada para ... incluindo sua taxa interna?A taxa a ser cobrada para ... incluindo a minha taxa interna é ... francos, ou reais, ou dólares ...
QSKPode ouvir-me entre seus sinais, em casa afirmativo, posso interromper sua transmissão?Posso ouvi-lo entre meus sinais: pode interromper minha transmissão.
QSLPode acusar recebimento?Acuso recebimento.
QSMDevo repetir o último telegrama que transmiti para você (ou algum telegrama anterior)?Repita o último telegrama que você enviou para mim(ou telegrama(s) número(s)...).
QSNEscutou-me ou ...(indicativo de chamada) em ...KHz (ou ...MHz)?Escutei-o ou ...(indicativo de chamada) em ...KHz (ou ...MHz)
QSOPode comunicar-me diretamente (ou por retransmissão) com...?Posso comunicar-me diretamente (ou por retransmissão) com... .
QSPQuer retransmitir gratuitamente a ...?Vou retransmitir gratuitamente a... .
QSQHá médicos ou Enfermeiros a bordo ou ... (nome da pessoa) a bordo?Há médicos ou Enfermeiros a bordo ou ... (nome da pessoa) a bordo.
QSRDevo repetir a chamada na freqüência de chamada?Repita a chamada na freqüência de chamada: não ouvi você (ou há interferência).
QSSQue freqüência de trabalho você usará?Usarei a freqüência de trabalho de ...KHz (normalmente basta indicar os três último algarismo da freqüência).
QSUDevo transmitir ou responder nesta freqüência ou em ...KHz(ou ... MHz) com emissões do tipo...?Transmita ou responda nesta freqüência ou em ...KHz(ou ... MHz) com emissões do tipo... .
QSVDevo transmitir uma série de "v" nesta freqüência ou em ... KHz(ou ... MHz)?Transmita uma série de "v" nesta freqüência ou em ... KHz(ou ... MHz)?
QSWVai transmitir nesta freqüência ou em ... KHz (ou ... MHz) (com emissão do tipo ...)?Vou transmitir nesta freqüência ou em ... KHz (ou ... MHz) (com emissão do tipo ...),
QSXQuer escutar a ... (indicativo de chamada) em ... KHz ( ou ... MHz)?Estou escutando a ... (indicativo de chamada) em ... KHz ( ou ... MHz)?
QSYDevo transmitr em outra freqüência?Transmita em outra freqüência ou em ... KHz (ou... MHz).
QSZTenho que transmitir cada palavra ou grupo mais de uma vez?Transmita cada plavra ou grupo duas vezes (ou ... vezes).
QTADevo cancelar o mensagem número ...?Cancele o mensagem número ... .
QTBConcorda com minha contagem de palavras?Eu não concordo com sua contagem de palavras; vou pedir a primeira letras ou dígito de cada palavra ou grupo.
QTCQuantos recados para transmitir?Tenho ... recado transmitir (ou para ...).
QTDO que recolheu o barca ou a aeronave de salvamento?... (identificação) recolheu:
  1. ... (número) sobreviventes.
  2. ... restos de naufrágio.
  3. ... (número) de cadáveres
QTEQual a minha orientação com relação a você? ou Qual a minha orientação com relação a ... (indicativo de chamada)Sua orientação verdadeira com relação a mim é... grau as... horas ou A orientação verdadeira de ...(indicativo de chamada) com relação a ... (indicativo de chamada) era de ... grau as ... horas.
QTFQuer indicar a posição de minha estação de acordo com as orientações tomadas pelas estações refiogoniométricas que você controla?A posição de sua estação de acordo com as orientações tomadas pelas estações radiogoniométricas que, eu controlo era ... latitude, ... longitude, (ou outra indicação de posição) tipo... às ... horas.
QTGQuer transmitir dois traços de 10 segundos cada, seguidos de seu indicativo de chamada (repetindo ... vezes) em KHz(ou ...MHz)? Quer pedir dois traços de 10 segundos cada, seguidos de seu indicativo de chamada (repetindo ... vezes) em KHz(ou ...MHz)?Vou transmitir dois traços de 10 segundos cada, seguidos de seu indicativo de chamada (repetindo ... vezes) em KHz(ou ...MHz). Pedi dois traços de 10 segundos cada, seguidos de seu indicativo de chamada (repetindo ... vezes) em KHz(ou ...MHz).
QTHQual é seu local endereço posição em latitude e longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação)?Meu local de endereço posição é ... de latitude, ... de longitude(ou de acorde com qualquer outra indicação).
QTIQual é o seu rumo VERDADEIRO?Meu rumo VERDADEIRO é ... graus.
QTJQual a sua velocidade (refere-se à velocidade de um navio ou aeronave com relação à água ou ar, respectivamente).Minha velocidade é de ... nós (ou quilômetros por horas, ou milhas por hora). (indique a velocidade de um navio ou aeronave através da água ou ar, respectivamente).
QTKQual a velocidade de sua aeronave com relação à superfície terrestre?A velocidade de minha aeronave com relação à superfície terrestre ér ... nós (ou quilômetros por horas, ou milhas terrestres por hora).
QTLQual o seu rumo VERDADEIRO?Meu rumo VERDADEIRO é ... graus.
QTMQual é o seu rumo MAGNÉTICO?Meu rumo MAGNÉTICO é ... graus.
QTNA que horas saiu de ... (lugar)?Saí de ... (lugar) às ... horas.
QTOPode comunicar-se com minha estação por meio de código internacional de sinais?Vou comunicar-me com sua estação por meio de código internacional de sinais.
QTRQual é a hora certa?A hora certa é ... horas.
QTSQuer transmitir seu indicativo de chamada para sintonizar ou para que sua freqüência possa ser medida agora (ou às ... horas) em ... KHz (ou MHz)?Vou transmitir meu indicativo de chamada para sintonizar ou para que sua freqüência possa ser medida agora (ou às ... horas) em ... KHz (ou MHz).
QTTO sinal de identificação que segue se sobrepõe à outra emissão.
QTUQual é o horário de funcionamento de sua estação?O horário de funcionamento da minha estação é ... horas.
QTVDevo fazer escuta por você na freqüência de ... KHz (ou ... MHz) das ... às ... horas?Faça escuta por você na freqüência de ... KHz (ou ... MHz) das ... às ... horas.
QTWComo se encontra os sobrevivente?Os sobreviventes se encontras em ... condições e precisam urgentemente ...
QTXQuer manter sua estação aberta para nova comunicação comigo até que eu o avise(ou até às... horas)?Vou manter minha estação aberta para nova comunicação com você até que me avise (ou até ás ... horas)
QTYVocê está seguindo para o lugar do acidente? Caso afirmativo, quando espera chegar?Estou seguindo para o lugar do acidente e espero chegar às ... horas em ... (data).
QTZVocê continua a busca?Continuo a busca de ... (aeronave, navio, dispositivo de salvamento, sobreviventes ou destroços).
QUATem notícias de ... (indicativo de chamada)?Envio notícias de ...(indicativo de chamada).
QUBPode dar-me na seguinte ordem, informações sobre: a direção em graus VERDADEIROS e velocidade do vento na superfície; visibilidade; condições meteriológicas atuais; quantidade, tipo e altura das nuvens sobre a superfície em ... (lugar de observação)?Envio informações solicitadas: (As unidades usadas para velocidade e distâncias devem ser indicadas).
QUCQual é o número (ou outra estação) da última mensagem qe você recebeu de mim ou de ... (indicativo de chamada)?O número (ou outra estação) da última mensagem recebida de você ou de ... (indicativo de chamada) é ... .
QUDRecebeu o sinal de urgência transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel)?Recebi o sinal de urgência transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel) às ... horas.
QUEPode usar telefonia tem ... (idioma) por meio de intérprete, se possível, em quaisquer freqüência?Posso usar telefonia em ... (idioma) em ... KHz (ou ... MHz).
QUFRecebeu o sinal de perigo transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel)?Recebi o sinal de perigo transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel)?
QUHQuer dar-me a pressão barométrica atual ao nível do mar?A pressão barométrica atual ao nível do mar é ...(unidades).
QUISuas luzes de navegação estão acesas?Minhas luzes de navegação estão acesas
QUJQuer indicar o rumo VERDADEIRO para chegar a você (ou ...)?O rumo VERDADEIRO para me alcançar (ou ...) ... graus às ... horas.
QUKPode me informar as condições do mar observada em ... (lugar ou coordenadas)?O mar em ... (lugar ou coordenadas) está ... .
QULPode me informar as vagas observadas em ... (lugar ou coordenadas)?As vagas em ... (lugar ou coordenadas) são ... .
QUMPosso recomeçar tráfego normal?Pode começar tráfego normal.
QUNSolicito às embarcações que se encontram em minhas proximidades imediatas ou (nas proximidades de ... latitude e ... longitude) ou (nas proximidades de ... ) favor indicar rumo VERDADEIRO e velocidade.Minha posição, rumo VERDADEIRO e velocidade são ... .
QUODevo efetuar busca de:
  1. aeronave
  2. navio
  3. embarcação de salvamento nas proximidades de ... latitude, ... longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação) ?
Efetue busca de:
  1. aeronave
  2. navio
  3. embarcação de salvamento nas proximidades de ... latitude, ... longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação).
QUPQuer indicar sua posição por meio de:
  1. refletores
  2. rastro de fumaça
  3. sinais pirotécnicos?
Estou indicando minha posição por meio de:
  1. refletores
  2. rastro de fumaça
  3. sinais pirotécnicos?
QUQDevo orientar meu refletor quase verticalmente para uma nuvem, piscando se possível e, caso aviste sua aeronave, dirigir o facho contra o vento e sobre a água (ou solo) para facilitar seu pouso?Por favor, orientar seu refletor quase verticalmente para uma nuvem, piscando se possível e, caso aviste sua aeronave, dirigir o facho contra o vento e sobre a água (ou solo) para facilitar meu pouso.
QUROs sobreviventes:
  1. Receberam equipamentos salva-vidas?
  2. Foram recolhidos por embarcação de salvamento?
  3. Foram encontrados por grupo de salvamento de terra?
Os sobreviventes:
  1. Receberam equipamentos salva-vidas?
  2. Foram recolhidos por embarcação de salvamento?
  3. Foram encontrados por grupo de salvamento de terra.
QUSVocê avistou sobreviventes ou destroços? Em caso afirmativo, em que posição?Avistei:
  1. sobreviventes na água;
  2. sobreviventes em balsas;
  3. destroços na latitude ..., longitude ... (ou de acordo com qualquer outra informação).
QUTFoi marcado o local do acidente?A posição do acidente está marcada por:
  1. balsa flamígena ou fumígena;
  2. bóia;
  3. produto corante;
  4. ... (especificar qualquer outro sinal)
QUUDevo dirigir o navio ou aeronave para minha posição?Dirija o navio ou aeronave (indicativo de chamada)?
  1. para sua posição transmitindo seu indicativo de chamada e traços longos em ... KHz (ou ... MHz);
  2. transmitindo em ... KHz (ou MHz) o rumo verdadeiro para chegar a você.
QUWVocê está na área de busca designada como ... nome da zona ou latitude e longitude) ?Estou na área de busca (designação).
QUYFoi marcada a posição da embarcação de salvamento?A posição da embarcação de salvamento foi marcada às ... horas por:
  1. baliza flamígena;
  2. bóia;
  3. produto corante;
  4. ...(especificar qualquer outro sinal).

Um comentário:

  1. parabens puma comtinuem asim desbravando os conhesimentos das sobrevivemcia.abrasosss do INSTRUTO HADAN MICHEL

    ResponderExcluir